Micks

5 dicas para utilizar a internet com segurança

Provavelmente você conhece alguém que caiu em algum golpe online ou que teve problemas com vírus. Com o aumento do tempo em que as pessoas passam online, problemas de segurança na internet se tornam cada vez mais comuns.

A internet traz muita praticidade, mas também muitos riscos. E-mails spam, links suspeitos e golpes financeiros estão entre os problemas mais comuns de segurança da informação. É preciso estar ciente dos perigos e saber como proteger seus dados e navegar na internet com segurança.

Com alguns cuidados básicos, podemos evitar uma série de problemas sérios de segurança na internet.

Pensando nisso, listamos 5 dicas simples para que você possa usar a internet com segurança.

Confira!

1. Use senhas fortes e seguras

Quando criar suas senhas, use maiúsculas e minúsculas, números e símbolos para montar uma senha forte com elementos que dificultem a descoberta. Também é importante evitar utilizar informações pessoais, como o seu nome e sobrenome, placa do carro ou datas de aniversário, pois são combinações fáceis de serem hackeadas.

Usar combinações pouco óbvias também é importante para tornar a sua navegação na internet segura. Crie credenciais que fujam do óbvio, mas que ainda sejam compreensíveis e fácil de lembrar.

Outra dica valiosa é criar variações da mesma senha para facilitar a troca e a memorização. Use a original como base e mude apenas alguns caracteres com números, símbolos e etc.

Usar a mesma senha em diversos sites pode colocar os seus dados em risco na internet. Caso uma senha seja hackeada, diversas contas podem ser invadidas com a mesma informação. Por isso, mude suas senhas com certa frequência.

2. Cuidado com as informações que você compartilha nas redes sociais

Tenha em mente que toda informação que você posta em redes sociais quase sempre é mantida de forma permanente.

Mesmo que você exclua sua conta, qualquer pessoa pode salvar suas fotos e textos ou qualquer informação postada por você. E as mensagens que você troca online podem ser acessadas por hackers, caso seu aparelho ou o da outra pessoa for invadido.

Por essa razão, para usar a internet com segurança nunca compartilhe em redes sociais seus dados pessoais como senhas, RG, CPF, endereço, informações bancárias, cartão de crédito ou informações pessoais de seus filhos.

É importante também que crianças e adolescentes saibam dessas dicas de segurança na internet e entendam o risco que correm se compartilharem esses dados online.

3. Cuidado com links suspeitos em redes sociais e e-mail

Evite abrir e-mails estranhos de desconhecidos ou do seu banco. Hackers usam uma técnica de quebra de segurança da informação conhecida como phishing para acessar informações bancárias, como senhas e números de cartão de crédito. Os dados do usuário são roubados por programas maliciosos disfarçados em endereços nos e-mails de spam ou nas redes sociais.

É preciso ter cuidado mesmo com mensagem e e-mails enviados por amigos, a conta dele pode ter sido infectada e estar enviando aquele e-mail estranho sem que seu amigo saiba que foi invadido.

Além do e-mail, redes sociais como Facebook e WhatsApp constantemente são alvos de golpes. Mesmo que o conteúdo seja enviado por amigos, tome cuidado com links de promoções e lojas, vídeos e portais de notícias.

4. Proteja o seu modem

Seu modem é a ponte entre seus aparelhos e sua internet empresarial ou residencial, por isso, protegê-lo é uma medida de segurança da informação muito eficiente.

Definir uma senha (seguindo as recomendações na nossa primeira dica) aumenta a segurança na internet dos seus dispositivos, pois dificulta que possíveis invasores se conectem e tenham acesso aos demais aparelhos conectados na mesma rede.

O modem ou roteador quando chegam ao seu endereço, vêm configurados com usuário e senha padrão, para facilitar seu primeiro acesso. Para evitar que pessoas com certo conhecimento técnico acessem seus dispositivos sem a sua permissão, é importante que você altere essas credenciais. Mude o nome de usuário para algum que não seja admin e escolha uma boa senha.

5. Evite usar redes Wi-Fi públicas

Muitos estabelecimentos oferecem Wi-Fi para seus clientes, mas essas redes não são seguras, especialmente para acessar dados como contas bancárias e cartões de crédito ou realizar pagamentos. Nesses casos, é melhor dar preferência para a conexão móvel do seu celular para realizar transações na internet com segurança.

Mas se precisa ou tem o hábito de usar essas redes, usar uma VPN cria uma camada extra de proteção na sua conexão mantendo você anônimo e dificultando o acesso indevido de outras pessoas à sua máquina.

Dessa forma, as VPNs ajudam você a se manter a salvo de ataques de invasores que acessam essas mesmas redes para roubar informações de outros dispositivos conectados a ela. Algumas boas opções que você pode testar são CyberGhost VPN, TotalVPN, SurfEasy, Tor + VPN e Private Tunnel.

Seguindo essas dicas simples, você garante que você e sua família naveguem em segurança na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − sete =

Atendimento

SEGUNDA A SEXTA

8h às 22h

FINS DE SEMANA E FERIADOS

8h às 12h e das 14h às 18h