in

Segurança de dados

Imagine que você compra um artigo de decoração em uma loja da sua cidade. Ao chegar em casa e desembalar os produtos, se depara com a surpresa: os produtos comprados estavam embalados em folhas de currículos deixados na empresa por pessoas que buscavam uma vaga de emprego.  

Todas as informações dos candidatos, como foto, endereço, estado civil, telefone ou até mesmo número de CPF, ali, na palma das suas mãos. Essa situação, além de causar repercussão negativa à imagem da empresa, causa de igual modo uma violação a segurança de dados com o seu vazamento.  

O primeiro ponto é entendermos: o que é segurança de dados? 

A segurança de dados nas empresas é tudo que envolve a proteção de informações de pessoas físicas e jurídicas, por meio de mecanismos e ferramentas. 

Diante disso, a empresa que seguir a segurança dos seus dados, deve seguir alguns princípios, como:  

  • Princípio da confidencialidade: garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso à informação. 
  • Princípio da autenticidade e integridade: preserva as características originais da informação, impedindo que sofram mudanças durante um processo por descuido ou ataques de hackers. 
  • Princípio da conformidade: garante que o sistema siga os regulamentos, leis e normas desse tipo de processo. 
  • Princípio da disponibilidade: permite que os usuários autorizados pelo dono da informação possam acessá-la quando necessário. 

Importância da segurança nas redes corporativas  

Com o crescimento dos ataques virtuais, muitas pequenas e grandes empresas passaram a se preocupar ainda mais com a segurança de seus dados. Afinal, falhas na segurança podem acontecer a qualquer momento e em qualquer ramo empresarial. 

Dessa maneira, é primordial ter uma política de segurança de informação nas empresas, voltada para a gestão interna e dos contratos de clientes. Veja agora algumas medidas importantes para a sua rede corporativa:  

  • Faça um mapeamento das fragilidades do negócio: entenda a infraestrutura da sua empresa, como os sistemas utilizados para armazenamento de dados e quem são os colaboradores que os utilizam.
  • Analise com frequência o desempenho dos serviços: isso fará com o que você enxergue com mais facilidade e clareza as possíveis falhas na execução dos serviços.  
  • Escolha a tecnologia adequada e segura para sua gestão: sistemas como a inteligência artificial, podem formar uma base de dados e históricos, onde quando analisadas, pode apontar as melhores estratégias preventivas e corretivas para a segurança de dados. 
  • Esteja atenta a Lei Geral de Proteção de Dados: lei que trata sobre segurança de informações, discrimina os processos de tratamento de dados de clientes e impõe limites a abordagem que cada empresa utiliza nas suas atividades.  

Soluções técnicas e dicas para sua internet  

Diante desse cenário, já conseguimos compreender o que é segurança de dados e a grande importância de sua aplicação em uma empresa. Agora vamos conhecer dicas para melhorar o desempenho da distribuição da sua internet sem prejudicar a segurança da rede: 

  • Instale o seu roteador corretamente: coloque-o em um local alto para que não haja bloqueios e o sinal se espalhe por todas as direções. 
  • Fuja de interferências: alguns aparelhos podem interferir na qualidade do sinal. Sendo assim, evite deixar o seu roteador próximo a telefones sem fio e micro-ondas/copa da empresa.  
  • Reforce a segurança: evite que pessoas estranhas identifique a rede da empresa e passem a utilizá-la. Para isso, é importante manter uma senha secreta e troca-la no mínimo a cada 6 meses. 
  • Mantenha os dispositivos atualizados: Há malwares que transmitem dados involuntariamente e podem interferir na qualidade da sua Internet. Dessa forma, mantenha os computadores e todos os aparelhos eletrônicos da empresa sempre atualizados e livre de vírus.  

Rede corporativa pensada para empresas 

Uma rede corporativa pensada para empresas é uma especialidade da Micks, empresa com mais de 25 anos de atuação no mercado de tecnologia em Guanambi.  

Além de toda a estrutura física, a Micks tem uma equipe de plantão para atender as empresas com maior rapidez buscando a resolução dos problemas no menor tempo possível. 

Somos o fornecedor local que garante a qualidade e segurança na conexão, com velocidade de 25 mega, 50 mega, 100 mega e 200 mega na Micks você escolhe o plano ideal para sua empresa. Clique aqui e saiba mais sobre todos os nossos serviços.  

O que você achou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =

3 truques para o WhatsApp

Como preparar o seu home office para um momento produtivo em casa